Acerte a boa. Fique rico sem ganhar na loteria. A nova corrida do ouro já começou e você está fazendo o que sentando aí nesse sofá? Mexa-se, pegue as suas placas velhas de computador e mãos à obra.
O ouro e a prata são muito usados para revestir os contatos dos componentes eletrônicos devido as suas ótimas características elétricas. E, hoje em dia, já é possível extrair esse ouro de placas velhas de computador.
É um processo complicado e perigoso, devido à necessidade de usar produtos químicos perigosos.
O Blog72DPI mostra o passo-a-passo para você ficar rico extraindo o outro de computadores velhos.
Primeiramente, junte vários processadores velhos e coloque-os para descansar em um banho de ácido Nítrico. Este ácido irá reagir com os metais presentes nos processadores, mas o ouro ficará intacto. A solução começa a ficar azul, devido à presença de íons de cobre, há também a liberação de um gás marrom, o dióxido de Nitrogênio.
Processadores
Depois de algumas semanas, a solução já está muito azul, pois há uma grande consideração de íons de cobre. Remova os processadores da solução.
Agora vamos filtrar a solução. A prata está presente na forma de Nitrato de Prata, o ouro e outros metais que não foram atacados pelo ácido ficarão no filtro.
Adicione um pouco de cloreto de sódio à solução, este irá reagir com o Nitrato de Prata formando Cloreto de Prata.
O próximo passo criará uma reação exotérmica, ou seja, com liberação de calor. Adicione um pouco de ácido clorídrico à solução e, em seguida, um pedaço de zinco.
Após algumas horas já é possível retirar a prata na sua forma metálica. Filtre a solução para extraí-la.
Agora vamos extrair o ouro
Lave os processadores com água destilada e coloque-os em um banho de ácido clorídrico e 3% de peróxido de hidrogênio numa porção de 2 para um. Após algumas horas, filtramos a solução e já é possível ver o outro depositado no filtro junto com outros detritos.
Vamos colocar todo o resíduo em uma solução de ácido clorídrico a 35% e 5% de água sanitária, na proporção de 2 para um. Cuidado essa reação é exotérmica e produz gás cloro,extremamente perigoso.
Vamos filtrar mais uma vez para retirar as impurezas da solução. O ouro está dissolvido na solução. Para separar o ouro usamos o metabissulfito de sódio que com a presença água produz o bissulfito de sódio, substância que fará o ouro se precipitar.
E agora, precisamos filtrar mais uma vez a solução para extrair o ouro. Após secar, é preciso derreter o ouro usando um maçarico.
Atenção!
Este post foi escrito a título de curiosidade. Este processo é perigoso e não deve ser realizado por pessoas que não tenham experiência em mexer com produtos químicos. Caso resolva arriscar, lembre-se que as consequências dos seus atos são de sua inteira responsabilidades.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top